Momento de análise é um programa gerado na Rádio Criatividade-Recife-PE, que vai ao ar todas as quintas-feira, as 09:00 hs, conduzido pelo Psicanalista Gilson Tavares.

Um espaço para refletir sobre a vida, sobre o sentido do existir, sobre os males da vida cotidiana e sobre a vida na sociedade contemporânea.

Discutindo e refletindo temas comportamentais e do desenvolvimento humano: dos diversos transtornos... que causam os sofrimentos psíquicos, além das problemáticas inerentes ao existir humano, recebendo como convidados: profissionais das áreas da psicologia, da psiquiatria, da psicanálise, da neurologia e de outras áreas das ciências humanas.

Você também pode participar, não apenas como ouvinte, mas interagindo com o programa. Através do email momentodeanalise@bol.com.br, você pode
dar sua contribuição, fazendo comentários a respeito de temas em questão, ou sugerindo temas para reflexão.

Espero a sua participação! VÍDEOS SEMANAIS!
Gilson Tavares

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Programa 05.07.2012 - Lidando com o estresse


O estresse é o resultado de processos fisiológicos e mentais, desenvolvido ao longo da evolução das espécies, que tem como finalidade aumentar a chance de sobrevivência de um organismo, fazendo com que ele, de forma instantânea e involuntária, responda á agressões e ameaças externas, levando ao comportamento de lutar ou fugir.

O estresse não é algo ruim. Pelo contrário, ele é necessário para impulsionar o homem à reagir diante da ameaça eminente. Torna-se um problema quando situações estressantes são constantes, pois, para produzir os comportamentos de enfrentamento da causa do estresse, o corpo libera substâncias químicas que, após passado a situação estressora, são metabolizadas pelo organismo, e, em estresse constante, o organismo não tem tempo para se livrar dessas substâncias , tendo como consequência, o surgimento de doenças, físicas e psíquicas.

Na sociedade atual, tendo distante os motivos que levaram ao surgimento do processo do estresse, como o enfrentamento de feras perigosas e as caçadas, por exemplo, temos como maior fonte de estresse: o trânsito; a ameaça do desemprego; a correria do dia-a-dia; as exigências da vida moderna; a insegurança; etc.

O ideal seria eliminar as fontes do estresse, mas, como isso é impossível, então, precisamos aprender formas de administrar melhor situações estressoras. Várias estratégias podem ser adquiridas: aceitar as próprias limitações e as limitações do outro; admitir que somos apenas humanos e que, da mesma forma que precisamos de tempo para aprender, andar e comer, precisamos também de tempo para compreender a nós mesmos e mais tempo ainda para compreender o outro e suas limitações.

Importante também algumas mudanças na forma de encarar os desafios que a vida coloco no nosso caminho: ser mais tolerante, consigo mesmo e com os outros; ser mais flexível diante das adversidades; ser mais otimista diante das dificuldades; procurar dar mais significado à vida; colocar mais momentos de prazer no dia-a-dia; ver um bom filme, ouvir uma boa música, ler um bom livro, observar o voar dos pássaros; as borboletas do jardim; praticar a espiritualidade, independente da religião que pratica.

Escute esse programa, que foi ao ar no dia 05.07.2012.





Baixe o áudio desse programa, que foi ao ar no dia 31.05.2012.



Mais sobre o tema



Participe do programa enviado email para momentodeanalise@bol.com.br

Conto com sua participação.
Gilson Tavares


 


0 comentários:

Postar um comentário