Momento de análise é um programa gerado na Rádio Criatividade-Recife-PE, que vai ao ar todas as quintas-feira, as 09:00 hs, conduzido pelo Psicanalista Gilson Tavares.

Um espaço para refletir sobre a vida, sobre o sentido do existir, sobre os males da vida cotidiana e sobre a vida na sociedade contemporânea.

Discutindo e refletindo temas comportamentais e do desenvolvimento humano: dos diversos transtornos... que causam os sofrimentos psíquicos, além das problemáticas inerentes ao existir humano, recebendo como convidados: profissionais das áreas da psicologia, da psiquiatria, da psicanálise, da neurologia e de outras áreas das ciências humanas.

Você também pode participar, não apenas como ouvinte, mas interagindo com o programa. Através do email momentodeanalise@bol.com.br, você pode
dar sua contribuição, fazendo comentários a respeito de temas em questão, ou sugerindo temas para reflexão.

Espero a sua participação! VÍDEOS SEMANAIS!
Gilson Tavares

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Programa 31.05.2012 - Lidando com as compulsões


Compulsões são atitudes que desenvolvemos, que causam sofrimentos, prejuízos, vergonha, arrependimentos, mas que não temos controle sobre elas. As executamos, por mais que não queiramos fazer isso.

As compulsões funcionam como uma espécie de alívios para as ansiedades e pressões internas, ou pelo menos como uma tentativa de se livrar da angústia gerada pela ansiedade e pelos pensamentos obsessivos.

As compulsões são comportamentos repetitivos, frequentes, excessivos e descontrolados.
Depois do breve alívio gerado pelo comportamento compulsivo, geralmente, surge a angústia por não ter resistido aos impulsos. Surgindo também sentimentos de culpa, frustração, arrependimento e vergonha.

Os comportamentos compulsivos provocam consequências físicas, psicológicas e sociais: fuga do convívio social; afastamento de trabalho; dificuldades de relacionamentos.

Os portadores de comportamentos compulsivos tornam-se dependentes dessas atitudes, que passam a ocupar um espaço importante no cotidiano de suas vidas, o que lhes levam a prejuízos nos relacionamentos sociais, familiares e laborais. E, muitas vezes, acabam os levando ao envolvimento com o uso de drogas, na tentativa de aliviar o seu sofrimento.

Como exemplo de comportamentos compulsivos podemos encontrar: o jogo compulsivo; o comer compulsivo; o sexo compulsivo; a compra compulsiva; atividades físicas compulsivas; o uso compulsivo do computador; o trabalhar compulsivo; o TOC; a tricotilomania; a cleptomania, etc.

Para lidar com as compulsões, além do uso de medicamentos que aliviam a ansiedade, é necessário também uma terapia comportamental, para que seja identificado as causas e os gatilhos que geram os comportamentos compulsivos, e que haja mudanças de atitudes, no sentido de aprender a lidar com as compulsões, aprendendo a lidar com a ansiedade.

Escute esse programa, que foi ao ar no dia 31.05.2012.





Baixe o áudio desse programa, que foi ao ar no dia 31.05.2012.



Mais sobre o tema
Compulsão alimentar
Jogo compulsivo
Toc



Participe do programa enviado email para momentodeanalise@bol.com.br

Conto com sua participação.
Gilson Tavares


0 comentários:

Postar um comentário